A Importância da Autoestima

A autoestima é a forma como nos vemos e valorizamos, baseada em todos os pensamentos, sentimentos, sensações e experiências que recolhemos ao longo da nossa vida.

As muitas impressões, avaliações e experiências reunidas podem transformar-se num sentimento positivo em relação a nós próprios ou, pelo contrário, numa sensação incómoda de não sermos o que esperávamos.

A autoestima parece ser o resultado da discrepância entre a forma como nos vemos (autoconceito) e o EU ideal que gostaríamos de ser. Podendo ser + ou – positiva, quanto mais nos assemelhamos ou diferenciamos das nossas expetativas.

A autoestima refere-se ao grau de satisfação pessoal que temos connosco, aprovando ou desaprovando a forma como nos vemos.

“Gosto do que vejo? Gosto do que sou?”

Os 7 Pilares da Autoestima

Há certas ocasiões, na nossa vida, em que nos pomos a pensar: será que fiz tudo bem?
Tenho valor e sou feliz? E os meus amigos, o que pensam realmente de mim?

Segundo a Oficina de Psicologia, existem sete pilares que definem a nossa autoestima – e acredite: todos eles começaram a ser construídos na nossa infância, devendo ser alimentados ao longo da vida. O que quer dizer, na verdade, que eles podem ser influenciados por todas as decisões que tomamos: está na nossa mão – na sua, também, sermos mais autoconfiantes!

01
Autoconhecimento
Quem sou eu? Quais as minhas caraterísticas, qualidades e defeitos, qual a minha personalidade, quais os meus valores pessoais.
02
Eu e os outros
Os outros são diferentes. Consigo respeitar e tolerar isso, consigo empatizar com eles, mas também colocar em dúvida algumas das coisas que dizem sobre mim. O que sinto na relação com os outros? Consigo identificar e regular essas emoções.
03
Autoaceitação
Conheço e aceito os meus pontos fortes e fracos. Aceito que posso errar e que posso sempre tentar ser melhor no que é realmente importante para mim.
04
Autoconfiança
Saber que o que penso e sinto tem valor! Aceito os desafios e experimento coisas novas que gosto e me fazem mais feliz. Sei que existem momentos de sucesso e outros de problemas inesperados que consigo resolver.
05
Autosuficiência
Tenho a confiança necessária para cuidar de mim, resolver os meus problemas, lidar com as minhas frustrações, inseguranças, tristezas. Isto permite-me também ser mais independente das opiniões e instruções dos outros.
06
Autoexpressão
Esta caraterística implica dois aspetos distintos. Por um lado, devo saber identificar o que os outros me querem dizer e se não compreender, perguntar para clarificar. Por outro lado, é importante eu mesmo ter a capacidade de exprimir o que penso e sinto, junto dos outros ou de forma pessoal e mais criativa.
07
Autoconsciência
Viver aqui e agora, deixando os pensamentos negativos sobre mim ou sobre os outros. Estar mais atento ao que sinto e ao que preciso a cada momento.